![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg6hBJjUPvt13G4C-As9xMrr399B9JsNVdtRS3O0iSDs-Sv1I8pVkVS2R47FX00Q8IxRcTBKpCVsrV3ctZ85h87BujDyyRxOXziITb2I50g1RUOK8QbpnAE3zAope7N38bmfsGCoMJGOBQk/s320/S%25C3%25A3o+Jo%25C3%25A3o.jpg)
João Baptista foi o último profeta do Velho Testamento, cuja missão consistia na preparação do povo judeu para a vinda do Messias, o seu primo Jesus Cristo. Foi ele, aliás, quem o baptizou, nas margens do rio Jordão.
Em meados do ano vinte e seis, João foi aprisionado na Pereia, a mando do Rei Herodes Antipas, tendo sido levado para a fortaleza de Macaeros (Maqueronte), onde foi mantido por dez meses até ao dia de sua morte, que ocorreu quando este tinha cerca de vinte e nove anos.
O motivo do seu aprisionamento apontava para a liderança de uma revolução, sendo que Herodias, por intermédio de sua filha, conseguiu coagir o Rei na morte de João, e a sua cabeça foi-lhe entregue numa bandeja de prata e depois foi queimado numa fogueira durante uma festa que ocorria no palácio de Herodes. Foram os discípulos de João quem o sepultaram e anunciaram a sua morte ao seu primo Jesus.
O dia 24 de Junho, data do seu nascimento, foi designado pela Igreja Católica como o da sua comemoração. Esta altura do ano já era festejada pelo povo muito antes da vinda de Jesus Cristo. Em Junho, celebrava-se o Solstício de Verão acontecimento em que se saudava a proximidade das colheitas e se faziam sacrifícios em prol da fertilidade e para afastar as doenças e a seca. A Igreja como não conseguiu pôr fim a estas festas pagãs transformou-as em católicas.
O dia de São João é festejado, sobretudo, no norte do país, na noite de 23 para 24 de Junho, não faltando festas e bailes, bem como manjericos e alho-porro, para comemorar o dia do protector dos casados, dos enfermos e dos monges.