Homepage // // Conhecer os Apóstolos | São Pedro

Conhecer os Apóstolos | São Pedro

Quando Simão se juntou aos apóstolos, teria cerca de trinta anos. Era casado, possuía três filhos, e vivia em Betsaida, perto de Cafarnaum. O seu irmão, André, e a mãe da sua mulher viviam com ele. Tanto ele como o irmão eram pescadores, tendo deixado a profissão quando foram convidados a seguir Jesus.

O Mestre tinha conhecido Simão havia já algum tempo, quando André o apresentou como o segundo dos apóstolos. E foi nesse momento que Jesus deu a Simão o nome de Pedro, parecendo, na altura, que era apenas uma espécie de apelido, e só mais tarde Jesus explicou a verdadeira importância e o verdadeiro significado desse apelido.

Simão Pedro era um homem impulsivo e optimista, sendo que um dos seus principais defeitos era falar sem pensar, o que acabava por lhe trazer alguns problemas, não deixando de ser chamado a atenção pelo Mestre algumas vezes e, também pelo seu irmão André, com quem, desde muito novo, estava habituado a falar antes de agir.

Pedro era um orador fluente, eloquente e dramático. Era também um líder de homens, por natureza e por inspiração, um pensador rápido, mas não tinha um raciocínio profundo. Fazia muitas perguntas, mais do que todos os apóstolos juntos. O que mais admirava em Jesus era a sua elevada ternura, paciência e a capacidade perdoar aqueles que erram.

Apesar de amar Jesus, incondicionalmente e de todo o coração, Pedro não deixou de o negar, como este bem o havia avisado, mas depressa se arrependeu e tentou emendar o erro. Por isso, ele foi um dos principais difusores da palavra de Cristo pelo mundo, usando o dom da palavra para pregar a boa nova e enviando homens da sua confiança para fazerem o mesmo pelos aos quatro cantos da Terra.

Depois de deixar Jerusalém, Pedro viajou extensivamente, visitando todas as igrejas da Babilónia até Corinto. Ele visitou e ministrou nas muitas igrejas que tinham sido erigidas por Paulo, com quem trabalhou para a edificação de muitas igrejas. Pedro pregava com um estilo vigoroso e tentou levar a palavra de Deus a todos os povos, trabalhando nesta missão até aos seus últimos dias de vida.

Como todos os apóstolos (excepto João), Pedro foi perseguido e mal tratado, tendo sido preso em Roma, onda consta que durante o tempo em que esteve preso conseguiu converter muitos daqueles que também se encontravam presos e, até, alguns dos guardas que o vigiavam. Pedro acabaria por ter o mesmo destino que o seu Mestre tendo morrido na cruz. Ainda que se afirme que Pedro terá pedido para ser crucificado de cabeça para baixo, pois ele dizia não ser digno de ser crucificado da mesma forma que havia sido crucificado o seu Mestre.

Marcadores:

Deixa o teu comentário...