Homepage // // Diocese do Porto prepara-se para as JMJ

Diocese do Porto prepara-se para as JMJ

Findas as inscrições pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) – Porto, onde se registam 622 jovens inscritos das quatro regiões pastorais (embora haja muitos mais jovens da diocese a participarem, mas inscritos directamente que não pelo SDPJ), prosseguiu-se o primeiro encontro preparativo entre a organização e os participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Madrid. Teve lugar na Casa de Vilar (Porto), na noite de 18 de Junho. Notável foi o entusiasmo generalizado que se sentiu, que era grande! De apontar também um número bem razoável de jovens estreantes nas JMJ. Voz Portucalense é um dos inscritos, acompanhando este grande grupo para a respectiva grande reportagem.

Este primeiro encontro iniciou-se com uma mensagem multimédia gravada do P. Luís Mateus, director do SDPJ Porto, que não pôde estar presente, dando as boas-vindas a todos. Seguiu-se uma ligeira aprendizagem e escuta do Hino das JMJ e suas quatro estrofes, cujo refrão sublinha a firmeza na Fé: “Firmes na Fé, firmes na Fé, caminhamos em Cristo, nosso amigo, nosso Senhor! Glória, sempre a Ele! Glória, sempre a Ele! Caminhamos em Cristo, firmes na Fé! Glória, sempre a Ele! Glória, sempre a Ele!...”.
O SDPJ anunciou que haverá aulas de espanhol, para quem quiser dominar melhor a língua. Decorrerão nos dias 26 e 28 de Julho, e 2 e 4 de Agosto.

Momento de testemunhos
Depois de anunciadas e chamadas todas as Paróquias que estão inscritas (de realçar algumas que levam dezenas de jovens, como Espinho, Mafamude e Perafita, entre outras), houve um momento com dois testemunhos de dois jovens já participantes em JMJ anteriores: a Virgínia de Fânzeres (Gondomar), que esteve nas JMJ de Roma 2000; e o P. José Pedro, pároco de Espinho, que confessou terem sido as JMJ “o momento crucial que marcou muito, juntamente com o Papa João Paulo II, a minha decisão de ser padre e a minha maneira de ver a Igreja num mesmo ideal: Jesus Cristo”. Portanto, esta descoberta vocacional deu-se nas JMJ de Santiago de Compostela 1989, depois participou nas JMJ de Roma 2000 já como diácono e agora vai a Madrid 2011 como presbítero.

Pré-Jornadas em Granada
Posteriormente, seguiram-se o visionamento de alguns vídeos alusivos: um primeiro de acolhimento e âmbito promocional de Madrid, em línguas espanhola e inglesa; e um segundo sobre Granada, com palavras de abertura do Arcebispo de Granada, D. Francisco Javier Martìnez, convivando às JMJ. A razão deste vídeo prende-se com o facto das pré-Jornadas da Diocese do Porto serem nessa cidade espanhola, juntamente com milhares de jovens de cerca de 12 países, entre 11 e 15 de Agosto. Para quem se inscreveu, esta foi e é tida como a «Modalidade 1» (saída da Alameda das Antas, Porto, no dia 10 às 21h30), sendo que a «Modalidade 2» reserva-se a quem vai apenas às JMJ em Madrid (sem pré-Jornadas) entre 16 e 22 de Agosto (saída do mesmo local do indicado na «Modalidade 1», no dia 15 às 21h30).

Catequeses com os Bispos portugueses
A parte final do encontro, antes da Oração final, foi destinada ao esclarecimento de dúvidas, concentradas nos aspectos das dormidas e das refeições. VP colocou a questão relativa à presença dos Bispos portugueses e como seria o encontro com os mesmos. Anunciado está no programa oficial, um encontro diário com os nossos Bispos, que até ao momento regista-se a confirmação de 16 prelados que estarão nas JMJ, entre os quais o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que fará uma das catequeses para todos os jovens portugueses presentes (estão inscritos cerca de 10.000, mas estima-se que possam ser um pouco mais, dado que o Departamento Nacional de Pastoral Juvenil previa cerca de 15.000 inscrições). Antes ou depois dessas catequeses matinais, haverá sempre eucaristia com os jovens portugueses, tendo sido já confirmada que pelo menos uma (possivelmente duas) será animada pelos jovens do Porto inscritos através do SDPJ.

por André Rubim Rangel, Voz Portucalense

Marcadores:

Deixa o teu comentário...